A exposição, cuja turnê internacional começa na ilha caribenha, articula a arte do design têxtil tradicional da nação norte-americana com a alta costura contemporânea, através de fotos tiradas para editoriais em todo o mundo, bem como fotos de modelos.
Segundo o Consejo Nacional de Artes Plásticas, na rede social Facebook, Ritratti dell’Anima. Moda com Essência é um exemplo do domínio da técnica e do estilo do criador, pois traz o discurso conceitual do estilista “e o glamour de cada modelo para se apresentar na passarela”.
Da mesma forma, a exposição de 35 peças combina a delicadeza das histórias moldadas pelos artesãos do figurino, para apresentar uma “síntese gráfica da fusão criada entre história, raízes, cultura e o legado da tradição artesanal mexicana, com a vanguarda e a alta costura”.
Ritratti dell’Anima chega às Grandes Antilhas após uma temporada de exposições em várias cidades do México, data que chega 22 anos após a primeira exposição do artista na terra do “Filho, rum e rumba”.
Junto com a designer Diana Morlan e a Agência Circe, Valdez Guevara anunciou que Cuba marca o início internacional da exposição, que continuará sua turnê pela Itália, e destacou a influência marcante da cultura da ilha caribenha em seu trabalho, assim como a conexão com as tradições mexicanas.
ro/lbl/bm