23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU no compromisso de liberar as sociedades do flagelo do racismo

ONU no compromisso de liberar as sociedades do flagelo do racismo

Nações Unidas, 31 ago (Prensa Latina) O secretário-geral da ONU , António Guterres, exortou a se trabalhar incansavelmente para libertar todas as sociedades do flagelo do racismo, em sua mensagem por ocasião do Dia Internacional dos Afrodescendentes.

A data, que foi celebrada pela primeira vez no ano passado por iniciativa da Organização das Nações Unidas, enaltece a diversidade do legado e da cultura dos afrodescendentes e sua enorme contribuição “às nossas sociedades ao longo da história”, destacou Guterres.

No entanto, em todo o mundo, milhões de pessoas de ascendência africana continuam sendo vítimas de racismo e discriminação racial sistêmica e profunda, disse ele.

Por esta razão, destacou, a ONU pede que seus direitos humanos e liberdades fundamentais sejam plenamente respeitados e que lhes seja oferecida reparação quando forem violados.

O chefe da organização multilateral lembrou “os danos atrozes causados pela escravidão e pelo colonialismo”.

O Fórum Permanente de Afrodescendentes, cuja criação é uma importante conquista da Década Internacional para essas populações (2015-2024), terá sua primeira sessão em dezembro, antecipou Guterres.

A Assembleia Geral solicitou ao Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre a Implementação Efetiva da Declaração e Programa de Ação de Durban que preparasse uma declaração das Nações Unidas sobre a promoção e o pleno respeito pelos direitos humanos dos afrodescendentes.

O Fórum contribuirá para este importante trabalho, disse ele, insistindo que é essencial “que continuemos a denunciar ’em alto e bom som’ qualquer noção de superioridade racial”.

Como 2020 marca a metade da Década Internacional dos Afrodescendentes, a ONU admitiu que, embora alguns avanços legislativos, regulatórios e institucionais tenham sido feitos, eles ainda sofrem formas de discriminação racial, marginalização e exclusão.

A pandemia de Covid-19 destacou a urgência de abordar as desigualdades estruturais persistentes e o racismo sistêmico na saúde, observou ele.

Ao mesmo tempo, enfatizou, a falta de reconhecimento continua sendo um dos principais obstáculos que impedem o gozo pleno e efetivo dos direitos humanos pelos afrodescendentes.

oda/dfm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES