Segundo o vice-presidente do Conselho Eleitoral Provincial (CEP), Israel Mederos, mais de 22.000 pessoas votarão pela primeira vez em evidência da forte participação dos jovens no texto legal.
O vice-presidente disse que este pessoal receberá treinamento nas escolas e na comunidade sobre a base legal do referendo, a fim de educá-los sobre este importante documento.
Desde 15 de agosto, a lista de eleitores tem sido verificada e publicada em Matanzas, de acordo com a implementação de um cronograma de trabalho para garantir o sucesso do referendo, disse ele.
Mederos explicou que as autoridades eleitorais nos diferentes níveis estão sendo treinadas e que nos próximos dias, espera-se que o território organize as listas definitivas e a documentação oficial necessária para o processo de votação. Realizar o processo em cada seção eleitoral de forma organizada, transparente e de acordo com os estatutos estabelecidos é uma premissa em Matanzas, para a qual todas as condições logísticas estão sendo preparadas, disse ele.
Ele disse que a população cubana aprovará o referendo legislativo de acordo com suas implicações na sociedade de hoje e reafirmou sua decisão de votar sim em 25 de setembro. A lista eleitoral do país é de quase nove milhões de cidadãos com mais de 16 anos de idade e não está desqualificada mentalmente ou judicialmente.
ro/ads/bm