O porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, disse em comunicado que diante da trágica situação enfrentada por milhões de homens, mulheres e crianças afetadas pelas enchentes, Guterres visitará as áreas afetadas e analisará as ações de ajuda e assistência humanitária de todo o mundo.
A ONU lançou um apelo urgente de 160 milhões de dólares para ajudar o Paquistão a lidar com as inundações catastróficas que causaram mais de 1.100 mortes e afetaram 33 milhões de pessoas.
Guterres disse que a magnitude das necessidades, com milhões de pessoas forçadas a deixar suas casas, escolas e instalações de saúde destruídas, e meios de subsistência destruídos pela catástrofe climática, exige atenção coletiva e prioritária do mundo.
As autoridades informaram que 1.136 pessoas morreram em incidentes relacionados a chuvas e inundações de rios desde junho, quando as chuvas sazonais começaram.
No entanto, eles alertaram que o número de vítimas pode ser maior, já que centenas de vilarejos no norte montanhoso do Paquistão foram isolados quando os rios transbordantes arrastaram estradas e pontes.
oda/abm / fav