A empresa não hoteleira Palmares S.A. confirmou com este evento o seu compromisso com a gastronomia ecológica, saudável e sustentável, prelúdio da festa número 12 do Varadero Gourmet (praia com o mesmo nome, Varadero, programa de 12 a 15 de setembro).
Esta é a afirmação do diretor do Palmares, Jorge Luis Acosta, que esta quinta-feira mostrou-se otimista quanto a este desenvolvimento, apesar do momento de dificuldades devido aos problemas econômicos que esta nação atravessa.
Durante a celebração do Evento Competitivo Nacional Por uma gastronomia ecológica e sustentável, que ainda está em sessão no Cabaret Tropicana (fundado em 1939), garantiu uma preparação eficiente da sua empresa para o Varadero Gourmet.
Insistiu que a competição de bartenders é transcendente no plano teórico e prático como experiência para o desenvolvimento do turismo.
Práticas semelhantes às do Restaurante Fabio nesta cidade também aparecem no apontamento, onde são utilizados insumos ecológicos, argumentou.
Palmares utiliza atualmente preparações biodegradáveis em muitas de suas instalações que são adquiridas de micro, pequenas e médias empresas nacionais (Mypimes), comentou.
O gerente afirmou que este fórum gastronômico homenageou a recém falecida chef Yamilet Magariño e teve como precedente o I Workshop de Gastronomia Sustentável, realizado em junho no restaurante La Giraldilla, também em Havana.
Neste evento anterior, concentrou-se a seleção de concorrentes do Palmares, cujos vencedores representarão a empresa em Varadero.
O Ministério do Turismo (Mintur) deste país considera o Varadero Gourmet como um dos três encontros mais importantes, juntamente com a Feira Internacional de Turismo (FITCuba-maio) e o Evento Internacional de Turismo de Natureza (Turnat, 20 a 24 de maio), este ano.
A competição reuniu bartenders das províncias cubanas de Cienfuegos, Ciego de Ávila, Villa Clara, Matanzas, Santiago de Cuba, Artemisa e Pinar del Río, e equipes de cozinheiros e chefs de Artemisa, Cienfuegos, Ciego de Ávila, Matanzas, Santiago de Cuba e Pinar del Río, explicou.
Para estas equipes de trabalho de hotelaria e restauração, o desenvolvimento de uma gastronomia que mostre as tradições deste país é um elemento relevante na organização dos seus programas de intercâmbio e estudo.
mv/rfc/jcfl