Os objetivos mais importantes da estada do vice-ministro das Relações Exteriores aqui são organizar a troca de visitas de alto nível entre os dois países e continuar discutindo o plano de aumentar o relacionamento bilateral, disse a embaixadora cubana Liurka Rodríguez, citada pelo jornal Khmer Times.
De acordo com o programa, Peñalver e a delegação que o acompanha serão recebidos pelo presidente da Assembleia Nacional do Camboja, Heng Samrin, e pelo vice-primeiro-ministro e chefe dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional. Prak Sokhonn.
Ele também se reunirá com os ministros da Saúde, Mam Bunheng, e da
Informação, Khieu Kanharith, além de co-presidir uma reunião de consulta política com o Secretário de Estado Permanente do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Ouch Borith.
Camboja e Cuba estabeleceram relações diplomáticas em 15 de abril de 1960 e, segundo o primeiro vice-ministro da ilha, os laços políticos bilaterais são excelentes.
Peñalver chegará a Phnom Penh vindo da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, onde completou um intenso programa de trabalho no dia anterior.
Ali manteve encontros com o vice-secretário do Partido Comunista, Nguyen Van Hieu, a quem agradeceu a doação de 250.000 dólares destinada a contribuir para a recuperação dos danos causados por um incêndio devastador na zona industrial da província cubana ocidental de Matanzas.
Também conversou com o vice-presidente do Comitê Popular, Duong Anh Duc, o que lhes permitiu ratificar o compromisso dos dois povos em manter a sólida fraternidade forjada pelo líder histórico da Revolução, Fidel Castro, e pelo presidente Ho Chi Minh.
O vice-chanceler cubano também conversou com representantes da União de Organizações de Amizade e da Associação de Amizade Vietnã-Cuba na cidade de Ho Chi Minh e outras províncias e cidades do sul do país, e visitou locais de interesse econômico, histórico e social em aquela cidade.
Terminada a visita ao Camboja, a delegação do Ministério das Relações Exteriores de Cuba viajará ao Laos, país com o qual mantém relações fraternas.
mem/mpm/jcfl