23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nasceu a primeira menina gestada na Itália após transplante de útero

utero-300x199

Nasceu a primeira menina gestada na Itália após transplante de útero

Roma, 2 set (Prensa Latina) As autoridades sanitárias italianas anunciaram hoje o primeiro parto neste país e o sexto no mundo realizado após um transplante de útero de um doador falecido.

Massimo Cardillo, diretor do Centro Nacional de Transplantes desta nação, afirmou em declarações divulgadas esta sexta-feira na página digital insalutenews.it que “o nascimento da pequena Alessandra hoje representa esperança para as mulheres nascidas sem útero”.

Esta conquista da saúde italiana “é mais um testemunho de como a medicina de transplante e a doação de órgãos são valores que devem ser cada vez mais promovidos”, acrescentou Cardillo.

O parto da pequena Alessandra aconteceu no Hospital Cannizzaro, na cidade portuária de Catânia, na costa leste da ilha sul da Sicília. Sua mãe de 31 anos nasceu sem útero devido à síndrome de Rokitansky, uma patologia congênita.

A operação, na qual ela recebeu esse órgão de uma pessoa falecida, foi realizada no Centro de Transplantes do Hospital Universitário Policlínico de Catânia em agosto de 2020, quando o país passava por um momento crítico da pandemia de Covid-19.

Foi realizado como parte de um programa experimental do Centro Nacional de Transplantes, e foi liderado por uma equipe multidisciplinar composta pelos professores Pierfrancesco Veroux, Massimiliano Veroux, Giuseppe Scibilia e Paolo Scollo, especifica a fonte.

Scollo, que dirige o Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Cannizzaro, foi o responsável pelo acompanhamento da gravidez nesta unidade de operação clínica, que foi realizada por meio de fertilização homóloga assistida.

A menina nasceu na 34ª semana de gravidez pesando 1.725 gramas e seus pais decidiram dar-lhe o nome da doadora do útero, uma mulher de 37 anos que morreu subitamente de parada cardíaca, e que havia dado o consentimento para doar seus órgãos.

A mãe e a filha foram transferidas para os cuidados intensivos e a menina está atualmente a receber a antibioticoterapia habitual para bebês prematuros e o suporte respiratório não invasivo. “Ambos estão em condições estáveis”, disse Scollo.

O primeiro bebê do mundo resultante de um transplante de útero entre gêmeos nasceu em 29 de junho de 2018 no Hospital Santa Úrsula, em Bolonha, capital da região norte italiana de Emilia Romagna, em um parto realizado por cesariana.

Este transplante entre uma doadora e sua irmã, que nasceu sem útero devido a uma malformação congênita, foi realizado em março de 2017 na Sérvia, no Hospital Pediátrico da Universidade de Belgrado.

mv/ort/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES