O triunfo da Revolução de Agosto, em 19 daquele mês do ano de 1945, e o surgimento alguns dias depois, em 2 de setembro, da República Democrática do Vietnã marcaram um ponto de virada não só na história desta nação Indochina, mas também do movimento revolucionário mundial.
Séculos de exploração feudal, mais de 80 anos de dominação colonial francesa e a expulsão dos fascistas japoneses foram deixados para trás, para iniciar o ressurgimento da nação sob a liderança sábia e perspicaz do Partido Comunista do Vietnã (PCV), chefiado por Ho Chi Minh.
Numa cerimônia de comemoração do aniversário, o presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, salientou que, superando inúmeras dificuldades e desafios, o país tornou-se uma economia em desenvolvimento, a vida da população melhorou, a situação política e social é estável e a defesa e a segurança são garantidas.
Salientou que nos últimos 35 anos a nação indochinesa alcançou um crescimento econômico médio anual de sete por cento, o que lhe permitiu situar-se no grupo das 40 economias com maior dimensão do Produto Interno Bruto (PIB) e entre as 16 emergentes mais bem-sucedidos.
Até à data, salientou, o país recebeu cerca de 430 mil milhões de dólares em capital de investimento direto estrangeiro de 140 países ou territórios para desenvolver quase 35.000 projetos.
Nesse sentido, e durante a Conferência Nacional dos Negócios Estrangeiros, realizada no final do ano passado, o Secretário-Geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, sublinhou que o Vietname criou um ambiente internacional favorável à mobilização de recursos externos ao serviço do seu processo de industrialização, modernização e desenvolvimento.
De um país com uma economia centralmente planificada sitiada e sujeita a embargo, o Vietnã tornou-se uma nação com uma economia de mercado de orientação socialista e ampla integração econômica.
Ele comparou que se há 30 anos só tinham relações econômico-comerciais com cerca de 30 países e territórios, agora o número é de 230, enquanto o intercâmbio comercial totaliza aproximadamente 120 vezes mais do que nos primeiros anos do início da política Doi Moi ( Renovação de ).
Enquanto isso, a posição e a reputação internacional do Vietnã tornaram-se cada vez mais fortes, fazendo contribuições ativas e responsáveis para manter a paz mundial e a cooperação para o desenvolvimento, ressaltou.
rgh/mpm/ls