Escrita pelo dramaturgo Ulises Rodríguez e dirigida por Alejandro Palomino, líder do grupo artístico Vital Teatro, a peça mostra as várias circunstâncias que os cubanos tiveram que enfrentar após os primeiros casos de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2.
De acordo com os artistas envolvidos no processo criativo, a performance valoriza o trabalho realizado pelo sistema público de saúde na ilha, que teve que resolver dificuldades econômicas e traçar novas estratégias de combate à doença.
Palomino destacou o valor da encenação por ser um documento fiel e revelador, do ponto de vista social, cotidiano, doméstico, que fala das potencialidades, mas também dos erros cometidos por ignorância.
Aqui expomos uma série de conflitos em circunstâncias precárias de difícil compreensão; Ao mesmo tempo em que refletimos aqueles que buscavam um espaço de liberdade em meio à pandemia, baseado no amor, fundamentalmente, quis dizer o ator.
Para encarnar as obsessões do núcleo familiar e suas experiências com a Covid-19, Cuarentena terá em seu elenco os renomados atores e atrizes Nora Elena Rodríguez, Enrique Bueno, Ernesto Tamayo, Ari Fonseca, Mayelín Barquinero e o próprio Palomino.
ro/yrv/ml