O concerto do ilustre grupo, defensor da tradição dos afrodescendentes iorubás, faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Gabinete do Historiador da Cidade e pelo projeto de desenvolvimento local Música Punto Cero.
O evento que acontecerá perto da Avenida del Puerto e Calle Habana na Cidade Maravilha também prevê a apresentação do músico Issac Delgado e seu grupo e envolve a fusão com as diversas expressões culturais da comunidade e da nação.
A iniciativa inclui a realização de conjuntos de marionetes, projeções de desenhos animados, feiras de artesanato, performance, passeios pelas ruas com o grupo Gigantería, oficinas de tranças e passarela liderada pelos projetos empresariais Beleza Afrocubana e Além das Raízes, respectivamente.
O evento festivo terá lugar na chamada nave dos 10 picos, local construído no início do século XX que pretende agora revitalizar-se como complexo cultural em homenagem ao meio milénio de existência da capital .
Os defensores do projeto trabalham para preservar o edifício que se tornou patrimônio industrial da baía e aprofundar a investigação do patrimônio africano e sua ligação com a arquitetura, urbanismo e expressões culturais da ilha.
A Raíces de la Villa pretende desenvolver suas ações ao longo do mês de setembro, com destaque especial para o próximo dia 10, por ocasião dos 80 anos de nascimento do falecido historiador Eusebio Leal, principal revitalizador do Centro Histórico da cidade.
ro/yrv/ml