De volta a casa, com a cobertura do estádio Santiago Bernabéu a aproximar-se da ultramodernidade, o Real Madrid não desiludiu com um Betis rochoso que lutou antes de cair de chuteiras em 2-1, com golos de dois jovens brasileiros, Vinicius e Rodrygo (aos 9 e 65 minutos). O empate tinha sido conseguido por Sergio Canales (17), embora de um modo geral os merengues fossem mais incisivos e merecessem uma vantagem mais confortável. Nota notável também para o meio-campista francês Aurelien Tchouameni, que assumiu a titularidade indiscutível.
A saída do brasileiro Casemiro para o Manchester United não passou despercebida em Madrid e o treinador italiano Carlo Ancelotti, ciente de uma época difícil com a paragem do Mundial (novembro e dezembro), continua a testar a “energia” com rotações no destaque para os jovens da força de trabalho.
Líder individual com 12 pontos e atuação impecável, a “casa branca” olha de rabo de olho para seu eterno rival, o Barcelona, bastante fortalecido com suas contratações no mercado de verão e com atuação imprudente, exceto pela punção de o empate sem gols contra o Rayo Vallecano.
Embora seja verdade que o Sevilha teve um péssimo início, a qualidade dos seus jogadores previa uma maior resistência frente ao plantel do Barça. No entanto, ele passou o rolo com um 3-0 que poderia ter sido mais e o quinto gol do insaciável atacante polonês Robert Lewandowski.
Lewandowki está empatado com o galego Iago Aspas, do Celta de Vigo, na luta pelo melhor marcador da Liga, confirmando-se no topo dos marcadores internacionais de futebol. É junto com o francês Ousmane Dembelé e a brasileira Raphinha, o flagelo dos gols rivais.
Esta semana chega mais intensidade ao calendário com os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa. De qualquer forma, nem o Real Madrid nem o Barcelona devem lutar contra o Celtic Glagow e o Viktoria Plzen, respectivamente.
Mas as baixas horas do Sevilla podem ser prolongadas ao enfrentar ninguém menos que o Manchester City no início da fase de grupos da Liga dos Campeões. Hard rock, com um Godzilla inspirado, como chamam o atacante norueguês Erling Haaland. Do resto do torneio espanhol, foi notável o sólido arranque do Villarreal de Unai Emery, empatado com o Barcelona na segunda posição com 10 pontos, ao bater o Elche por 4-0 sem apelos com golos de Gerard Moreno, LoCelso, Coquelan e José Luis Morales.
Além disso, o Valencia revitalizado de Genaro Gatusso, com uma goleada inapelável por 5-1 contra o Getafe (Lato, Lino, Castillejo, Nico e Duro, contra um gol honroso de Gastón Alvarez).
lam/ft/ls