Não temos nenhum problema com o gás natural, enquanto a Europa colhe o que semeou; acho que a comunidade vai ter sérios problemas neste inverno”, disse ele.
Erdogan enfatizou que a atitude da Europa em relação ao presidente russo Vladimir Putin, bem como as sanções da UE contra Moscou, fez com que o Kremlin “se opusesse” ao clube da UE e tomasse medidas contra ele.
A Türkiye anunciou no início de agosto, durante a visita de Erdogan à Rússia, sua intenção de pagar parte de suas importações de gás em rublos.
Embora o governo tenha expressado sua oposição à operação militar da Rússia na Ucrânia, até agora ele se absteve de aderir às sanções dos EUA e da Europa contra Moscou e desempenhou um importante papel de mediador na crise.
Por sua vez, a Rússia forneceu liquidez em moeda estrangeira ao transferir bilhões de dólares para uma subsidiária da operadora nuclear russa Rosatom, com sede na Turquia, para concluir a construção de uma usina elétrica na costa do Mediterrâneo.
Após o lançamento de uma operação militar russa especial na Ucrânia, a pedido das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk por ajuda no combate à agressão dos grupos paramilitares neonazistas, vários países ocidentais ativaram sanções contra Moscou e aumentaram o fornecimento de armas a Kiev em valores agora estimados em bilhões de dólares.
mem/amp/bm