No dia anterior, Putin chegou a Vladivostok, capital da região oriental de Primorye, onde se encontra desde ontem o referido fórum econômico, que inclui como convidados os primeiros-ministros da Armênia, Mianmar e Mongólia.
Durante o encontro de negócios na cidade portuária russa, também estará presente o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Yanshu.
O serviço de imprensa do Kremlin informou no último sábado que Putin abordará os processos políticos globais e o desenvolvimento do Extremo Oriente, falando no fórum.
Ambas as questões estão relacionadas entre si, declarou o porta-voz presidencial Dmitri Peskov, que afirmou que o chefe de Estado se referirá às relações econômico-comerciais no mundo, à difícil situação política atual e aos processos políticos globais.
A quarta edição do Foro Econômico Oriental, realizado na ilha Ruski, dá prosseguimento à de Vladivostok, do 11 ao 13 de novembro de 2018, concluiu com a assinatura de 220 acordos por um valor de tres trilhões, 108 bilhões de rublos (aproximadamente 51,48 bilhões de dólares).
O presidente russo também estará presente na fase final dos exercícios Vostok, que também envolvem soldados da China, Argélia, Nicarágua, Síria, Índia, Laos, Mongólia, Belarus, Cazaquistão, Armênia, Azerbaijão, Quirguistão e Tadjiquistão.
Os jogos de guerra Vostok, que começaram no último dia em nove localidades no Extremo Oriente russo, também incluem 5.000 equipes de combate, 140 aviões e 60 navios de guerra e embarcações de apoio.
O cronograma também inclui a participação do estadista nas sessões da presidência do Conselho de Estado sobre o desenvolvimento do turismo e uma apresentação interativa sobre os resultados do desenvolvimento da região leste desta nação.
Além disso, Putin realizará uma reunião com os moderadores da sessão de debate do referido fórum em modo de videoconferência e, finalmente, se reunirá com o governador de Primorye, Oleg Kozhemiako.
jha/to/hb