Segundo o autor, Cuarentena reflete os primeiros dias da pandemia, o trauma, os conflitos econômicos e humanos provocados pela doença através de experiências que refletem as realidades locais, mas cujo conteúdo poderia ter ocorrido em qualquer parte do país.
Encenada por Vital Teatro e dirigida por Alejandro Palomino, a peça concentra sua história em um albergue no qual é revelado o modo de vida de uma família, enfrentando os problemas da realidade de Cuba e a forma de resolvê-los em meio a uma pandemia, disse ele.
Rodríguez explicou que há expectativa para a apresentação porque muitas pessoas estão familiarizadas com o texto, publicado sob esse nome pelas Ediciones Matanzas e que recebeu o Prêmio da Fundação Matanzas City em 2020. A pandemia ainda está presente, e recordar eventos que aconteceram relativamente recentemente nos permite compreender melhor as lições dissimilares que Covid-19 trouxe apesar de tanta dor e que não podem ser deixadas de lado, disse o escritor.
Cuarentena será apresentado pela segunda vez em Cuba após sua estreia em 3 de setembro na Sala Adolfo Llauradó em Havana, e o espetáculo é uma magnífica oportunidade para o público apreciá-lo no território onde foi concebido, disse.
mgt/ads/bm