Devido ao elevado número de categorias, a cerimónia de entrega de prémios divide-se em duas partes: o Creative Arts Emmy, atribuído no passado fim-de-semana, e o Primetime Emmy, cujo evento terá lugar na próxima segunda-feira.
Entre os homenageados da primeira rodada estava o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que venceu na categoria Melhor Narrador por seu papel na série de documentários da Netflix, Our Great National Parks.
Além de Obama, o ex-jogador de basquete americano Kareem Abdul-Jabbar também apareceu na luta; o radialista britânico, David Attenborough; o comediante Walter Kamau Bell e a atriz queniana-mexicana Lupita Nyong’o.
Segundo a academia, Obama recebeu reconhecimento pela narração do primeiro capítulo intitulado da série A World of Wonder, que conta a história de alguns parques nacionais do Chile, Quênia, Estados Unidos e Indonésia.
Outro dos prêmios do primeiro lote foi para o espanhol Alberto Mielgo, vencedor do Oscar de melhor curta de animação por O Limpa-Pára-brisas, que viu seu trabalho coroado em Jíbaro, um dos episódios da série animada da Netflix Love, Death & Robots.
Entre os grandes vencedores desta edição esteve também a cantora britânica Adele, cujo programa especial Adele: Uma noite só levou cinco distinções, a mesma quantia que The Beatles: Get Back, documentário Disney+ em três partes.
Fundado em 1946, o Primetime Emmy Awards é um dos prêmios mais prestigiosos para o trabalho na televisão e é julgado por cerca de 23.000 membros da Academia.
A estatueta dourada do Emmy, na forma de uma mulher alada segurando um átomo simbólico, representa o valor da unidade entre ciência e arte.
jcm/mml / fav