Durante um seminário virtual, os delegados dos dois países abordaram temas como a experiência do movimento juvenil sob a direção dos partidos e o uso das novas mídias para difundir a teoria dessas forças políticas.
Também abordaram o processo de construção das bases de suas formações e a formação de novos quadros.
Durante a abertura da atividade, He Junke, primeiro-secretário do Secretariado do Comitê Central da Liga Chinesa, destacou o histórico de intercâmbios com bons resultados entre os dois grupos e manifestou vontade de trabalhar em conjunto para fortalecer as relações mútuas.
Ele elogiou o papel dos jovens nos esforços do gigante asiático para alcançar sua tão esperada revitalização nacional e se consolidar na posição de uma potência avançada, próspera e socialista.
Por sua vez, Aylín Álvarez, primeira secretária do Comitê Nacional da UJC, agradeceu à Liga por seu apoio na luta contra o bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos e a guerra midiática, bem como suas doações para as vítimas do incêndio na base de combustível de Matanzas.
Referiu-se à participação dos jovens que enfrentam os desafios de suas sociedades, considerou importante consolidar a amizade entre os dois grupos e detalhou as estratégias de trabalho com as novas gerações em Cuba.
Da mesma forma, ele esperava que iniciativas como o seminário permitissem estreitar os laços entre a UJC e a Liga Chinesa, indicando que sempre estarão juntos em favor das causas socialistas e também contra o imperialismo.
Durante o evento, autoridades de Cuba e China assinaram um acordo de cooperação e intercâmbio acadêmico para a educação e formação política da juventude.
Entre os presentes estavam os embaixadores de cada país, Carlos Miguel Pereira e Ma Hui, além de altos líderes de seus partidos comunistas.
Antes da atividade, a delegação cubana em Pequim visitou a sede da Liga para conhecer sua evolução e participação em cada etapa histórica da China O embaixador Pereira também conversou com He, eles concordaram sobre a importância de realizar mais reuniões como o seminário e elevar as relações a níveis mais altos
mem/ymr/mmd