23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China acusa EUA de ameaçar sua segurança cibernética

China acusa EUA de ameaçar sua segurança cibernética

Beijing, 11 set (Prensa Latina) A China acusou hoje os Estados Unidos de colocar em risco sua segurança cibernética com o ataque lançado ao sistema de e-mail da Universidade Politécnica de Xi'an (noroeste), durante o verão.

O diretor-geral do departamento de América do Norte e Oceania do Ministério das Relações Exteriores, Yang Tao, disse que as ações de Washington ameaçam tanto os segredos técnicos das instituições do país quanto a infraestrutura e as informações pessoais.

Ele exigiu que a Casa Branca interrompa essas ações, especificando que existem “fatos claros e evidências irrefutáveis” a esse respeito.

A declaração de Yao segue uma investigação que revelou que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) estava por trás do ataque cibernético ao sistema de e-mail da universidade chinesa.

Segundo a imprensa local, a operação ocorreu no dia 22 de junho contra aquele centro, famoso por seus estudos sobre aviação e setor aeroespacial.

Os hackers enviaram mensagens a professores e alunos com supostas propostas de viagem, materiais científicos e projetos de teses internacionais, mas na realidade continham cavalos de Troia com o objetivo de roubar dados e informações pessoais.

O Centro Nacional de Resposta a Emergências de Vírus Cibernéticos e a empresa de segurança 360º investigaram o ataque e descobriram a mão da divisão Tailored Access Operations (TAO) da agência norte-americana no caso.

Essa unidade de inteligência nasceu em 1998, é formada por mais de mil profissionais e entre suas principais funções está usar a Internet secretamente para obter arquivos de seus concorrentes, invadir estruturas de informação de países específicos, roubar códigos, monitorar tráfego de rede e até mesmo destruir sistemas de segurança, lembrou o Global Times.

O ataque cibernético à universidade chinesa foi realizado sob o código shotXXXX, envolvendo outros quatro departamentos da NSA dedicados às telecomunicações e cinquenta servidores distribuídos em 17 países, incluindo Japão, Coreia do Sul, Suécia, Polônia e Ucrânia.

Durante a investigação, também se soube de operações anteriores do TAO contra os sites de importantes empresas, governos locais, instituições acadêmicas, médicas e científicas do gigante asiático para se apropriar de mais de 140 gigabytes de dados.

rgh/ymr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES