5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Picasso retoma sua jornada na Espanha e na França

Picasso retoma sua jornada na Espanha e na França

Por Fausto Triana Madrid, 12 set (Prensa Latina) Guernika como pano de fundo e pouco mais a acrescentar: Pablo Picasso retoma sua carreira a partir de hoje na Espanha e na França.

Melhor cenário, impossível. A famosa pintura, intacta, silenciosa, mas cheia de simbolismos, no museu Reina Sofía, em Madrid, foi o pretexto para inaugurar o Ano de Picasso.

Com um extenso programa de exposições, conferências e colóquios em seus dois países, Espanha e sua terra natal Málaga, e França, onde desenvolveu parte de sua carreira, a figura do mestre do cubismo será venerada nos próximos meses e ao longo de 2023, a propósito, o 50º aniversário de sua morte.

Os detalhes foram apresentados esta segunda-feira pelos ministros da Cultura de Espanha e França, Miquel Iceta e Rima Abdul Malak, respectivamente, culminando um esforço conjunto de vários meses que une familiares e especialistas das duas nações vizinhas na iniciativa.

Iceta reivindicou o legado de Picasso e a validade de sua obra: “Se há um artista que define o século XX, que o representa com toda sua crueldade, violência, paixão, excessos e contradições, esse artista é, sem dúvida, ,

Pablo Picasso”.

Por sua vez, a ministra francesa da Cultura da França, Rima Abdul Malak, avaliou que “a obra de Picasso continua a exercer um verdadeiro fascínio em todo o mundo, abundante, inventivo e muitas vezes radical (…), mas também por sua força política . Nunca deixa de ser relido, revisitado e reinterpretado.”

A celebração pretende explorar, questionar e partilhar com uma nova geração nascida no século XXI, e permitir que a descubram e compreendam à luz do nosso tempo, concordaram as duas manchetes e também o neto do gênio de Málaga, Bernard Picasso , presente no evento.

Serão 42 exposições temporárias, 16 em Espanha, 12 em França, sete nos Estados Unidos, duas na Alemanha, duas na Suíça, uma no Principado do Mónaco, uma na Romênia e uma na Bélgica. Além disso, dois congressos acadêmicos e outros eventos na Europa e América do Norte. O programa terá início em outubro e continuará ao longo de 2023, ano em que se comemora o cinquentenário da morte de Picasso na cidade francesa de Mougins, em 8 de abril de 1973.

O programa na Espanha acontecerá na Casa de Velázquez, Fundación Joan Miró, Fundação MAPFRE, La Casa Encendida; Museu do Nascimento de Picasso; de Belas Artes da Corunha; Guggenheim Bilbau; Rainha Sofia; do Prado; Thyssen-Bornemisza; Museu Picasso em Málaga; do Desenho de Barcelona; Picasso Barcelona e a Real Academia de Belas Artes de San Fernando.

Na França, o Musée de Montmartre receberá exposições; des BeauxArts de Lyon; de lâ Homme-Muséum national dâ histoire naturelle; nacional Picasso-Paris; Picasso (Antibes); Museu Magnelli; da cerâmica-Vallauris; Goya; hispanique dâ€Öart (Castres); Coleção Lambert (Avignon); Nacional Picasso-Paris; du Luxembourg (Paris); Petit Palais e Centro Pompidou.

É uma aventura geminada de cooperação dos dois lados dos Pirenéus e isso não tem preço, resolveram os ministros Abdul Malak e Iceta, sobre a importância da homenagem a um dos maiores pintores da história.

jf/ft/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES