O evento visa fortalecer a diplomacia econômica e comercial promovida pelo Governo de Alejandro Giammattei e em sua primeira sessão contou com discursos do chanceler Mario Búcaro, do ministro da Economia (Mineco), Janio Rosales, e do presidente do Instituto Guatemalteco de Turismo, Anayansy Rodríguez.
“Recebemos as boas vindas em sua casa, este encontro marca um marco na história porque pela primeira vez entendemos o impacto do seu trabalho para o país”, disse Búcaro aos funcionários na abertura do ato oficial, no dia anterior.
O chanceler elogiou o papel da rede para a promoção das terras do Quetzal no exterior e os convidou a aproveitar a extensa agenda de trabalho que inclui reuniões com autoridades do Mineco, capacitação e aproximação com micro, pequenos, médios e grandes empresários interessados em entrar nos mercados internacionais.
Por seu lado, Rosales destacou a promoção dos diretores para mais de 614 agendas comerciais e mais de 355 potenciais parceiros fora das fronteiras nacionais através de apresentações virtuais e presenciais.
As sessões durarão até 28 de setembro e também terão espaço para a promoção do turismo nas diferentes nações onde a Guatemala tem sede diplomática.
acl/mmc/ls