Em escala global, a pandemia ainda irá evoluir de forma complicada e imprevisível, e é por isso que as vacinas continuam sendo uma medida importante na prevenção e controle, disse o chefe de governo na 17ª reunião da Diretoria Nacional de Prevenção e Combate à Covid-19.
Enfatizou que no Vietnã a nova variante BA5 do coronavírus SARS-CoV-2 se espalha mais rapidamente que outras linhagens e já foi detectada em algumas localidades, de modo que a doença poderia se espalhar em larga escala, advertiu.
A este respeito, de acordo com a agência de notícias VNA, Minh Chinh apelou para colocar a vida das pessoas em primeiro lugar, implementando efetivamente o lema de “adaptação flexível” e criando condições para a recuperação e o desenvolvimento socioeconômico.
Orientou o Ministério da Saúde a estudar a situação da epidemia, rever e atualizar periodicamente os cenários da doença e as medidas de resposta, reforçar a inspeção e supervisão do trabalho de prevenção nas localidades e, ao mesmo tempo, orientar e organizar uma campanha de vacinação segura, científica e eficaz.
Desde o início da pandemia, mais de 11,4 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença no Vietnã, das quais cerca de 10,3 milhões tiveram alta hospitalar e pouco mais de 43.000 morreram da doença.
Cerca de 258,7 milhões de doses de vacina Covid-19 foram administradas em todo o país até hoje, de modo que quase todos os cidadãos vietnamitas com mais de 12 anos de idade receberam uma ou duas injeções.
acl/mpm/bm