O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou em Luanda na quarta-feira de manhã e foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Febrero pelo Ministro das Relações Exteriores (Mirex), Téte António, acompanhado por uma comissão de recepção.
Após a vitória eleitoral de 24 de agosto, o dignitário europeu parabenizou Lourenço e manifestou a esperança de que “a vida política angolana continue a se desenvolver em um clima de liberdade, pluralismo e tolerância”, indicou Mirex em um comunicado de imprensa.
Segundo a fonte, representantes das Nações Unidas, Botsuana, República Árabe Saharaui Democrática, Sérvia, Burundi, União Africana, China, Nicarágua, Qatar, Gabão, Chade e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, entre outros, serão recebidos durante o dia.
Desde ontem, o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, está em Luanda, onde foi oficialmente recebido pelo Ministro Téte António, acompanhado pela governadora da província, Ana Paula de Carvalho.
Atualmente o chefe da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, Embaló, reuniu-se com Lourenço na véspera no Palácio Presidencial na Cidade Alta.
O Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA) venceu as recentes eleições com 51,17 por cento dos votos, garantindo a reeleição de seu líder como Chefe de Estado e de Governo, bem como a maioria parlamentar do partido para os próximos cinco anos, conquistando 124 dos 220 assentos na Assembleia Nacional.
oda/mjm/bm