As provocações e declarações agressivas da Grécia assumiram recentemente o caráter de uma ameaça à segurança nacional, disse a Sentop.
O líder parlamentar enfatizou que seu país não tolerará a continuação da militarização da Grécia nas ilhas ao largo da costa turca.
Ancara defende a diplomacia e a cooperação, o processo de negociação, enquanto o governo grego desafia a boa vizinhança e o diálogo aberto, disse ele.
Sentop enfatizou que seu país considera inaceitável a intenção de Atenas de transformar o Mar Egeu em um “lago grego”.
O Presidente do Parlamento advertiu que o país tem capacidade suficiente para responder ao desafio grego, se necessário.
Os dois Estados membros da OTAN estiveram em várias ocasiões à beira de um confronto armado sobre disputas territoriais.
Uma nova onda de tensão irrompeu em 23 de agosto, quando as baterias antiaéreas gregas, segundo o Ministério da Defesa, apontaram seus mísseis para dois aviões de guerra turcos, o que foi negado pelas autoridades gregas.
As águas territoriais da Grécia se estendem por 6 milhas náuticas em torno de suas mais de duas mil ilhas no Egeu, e Atenas afirma ter o direito de estendê-las para 12 milhas náuticas, o padrão reconhecido internacionalmente.
Por sua vez, Türkiye não reconhece a zona aérea grega de 10 milhas ao redor das ilhas, considerando que o espaço aéreo, como as águas territoriais, é limitado a seis milhas náuticas.
mem/amp/bm