Faltando apenas uma hora para o início da cerimônia, a Plaza de la Republica da capital começou a receber dignitários estrangeiros e representantes de instituições regionais e internacionais.
Cerca de 15.000 pessoas participarão do evento, que incluirá o juramento de Lourenço e da vice-presidente eleita Esperança Costa, o discurso do presidente à nação e um desfile militar com membros das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional.
Os chefes de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, Congo, Dennis Sassou Nguessou, Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, Cabo Verde, José Maria Neves, São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e Namíbia, Hage Geingob, também chegaram em Luanda para a inauguração.
Também estavam presentes o Vice-Presidente de Cuba, Salvador Valdés Mesa, a Primeira Ministra do Gabão, Christiane Essonka Raponda, e o Sub-Secretário-Geral da ONU para a África Central, Abarry Abdou.
A lista inclui o Vice-Presidente do Burundi, Prosper Bazombanza, o chefe da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, o Ministro-Advisor do Presidente da Nicarágua, Mohamed Farrara Lashtar, e o Enviado Especial do Governo Chinês, Liu Yuxi, entre outros altos funcionários.
Lourenço e Esperança Costa participaram das eleições como candidatos do Movimento de Libertação Popular de Angola, que ao mesmo tempo garantiu 124 dos 220 assentos no parlamento, ganhando com 51,17 por cento dos votos.
Desde 2012, a Praça da República, aos pés do Memorial Dr. António Agostinho Neto, é o local oficial das cerimônias de posse presidencial em Angola.
jf/mjm/bm