Segundo o curador Abenamar Bauta, a exposição, organizada pela Diretoria Cultural do município de Havana Plaza e pelo Centro Experimental de las Artes Visuales José Antonio Díaz Peláez, apresentará 20 acrílicos sobre tela ou papelão, 22 obras de mídia mista e três pinturas a óleo. Oito peças de mestres da abstração cubana também serão mostradas.
A exposição reflete o trabalho de criadores de 10 províncias do país. São peças concebidas nos últimos cinco anos e algumas delas mostram o impacto do que o país e o mundo sofreram durante a pandemia de Covid-19, disse ele.
A exposição presta homenagem ao artista José Antonio Díaz Peláez, um notável escultor e professor reconhecido tanto nacional como internacionalmente.
Esta primeira edição é dedicada ao pintor Carlos Trillo (1941-2022), um dos expoentes mais destacados do abstracionismo na ilha caribenha, que morreu recentemente.
A mostra coletiva, aberta ao público a partir de quinta-feira às 17h00, horário local, é uma iniciativa do projeto Movimiento de Arte Abstracto Cubano (MAAC), patrocinado pela Diretoria de Cultura do Plaza. A galeria Belkis Ayón está localizada no próprio Centro Experimental de las Artes Visuales, na esquina das ruas 23 e C, no bairro de El Vedado, em Havana.
mem/mml/bm