Santiago do Chile, 15 Set (Prensa Latina) Após o plebiscito de 4 de setembro, o processo de substituição da Constituição imposta desde a ditadura está em vigor, declarou hoje o secretário-geral do Partido Comunista do Chile (PCCH), Lautaro Carmona.
Em entrevista concedida à Prensa Latina, Carmona refletiu sobre o resultado do referendo em que uma proposta de Carta Magna que acatou as demandas da maioria do país foi rejeitada por quase 62% dos votos, terminou com o Estado subsidiário e, portanto, foi uma derrota para o sistema neoliberal.
As causas são multifatoriais, disse, e mencionou como a primeira a participação na consulta de quase cinco milhões de pessoas que nunca votaram e que se sentem pisoteadas por empresários, políticos, Governo e Parlamento.
Há também uma fragilidade na política de comunicação, numa maior ligação com o povo, o que explica este golpe duro, mas não paralisante, disse.
Após o plebiscito, começaram os debates entre os partidos representados no Congresso Nacional para tentar traçar um roteiro que levasse a uma nova lei fundamental.
Questionado se um texto poderia ser aprovado antes dos 50 anos do golpe de 1973, o líder comunista declarou que o mais importante é a qualidade do processo, profundidade e clareza, porque o resto vem junto.
A primeira coisa é garantir um órgão eleito diretamente pela população, com composição paritária e que sejam propostas profundas mudanças estruturais em relação à atual Constituição, acrescentou.
Referindo-se aos desafios do Governo, o secretário-geral da PCCH lembrou os compromissos de avançar para uma reforma fiscal para responder às exigências sociais, melhorar as pensões, a saúde e a educação.
Ele considerou necessário um maior pronunciamento do movimento social e popular que será beneficiário dessas políticas para pressionar o Congresso, onde não há correlação antecipada garantida, e pediu para aprovar essas reformas.
Lautaro Carmona enviou uma saudação heróica ao povo de Cuba que, segundo ele, sempre dá energia e reafirma nossa convicção de lutar por melhores ideias.
mgt/car/jcfl