Al-Buzurieh ou o Mercado de Especiarias foi construído há 850 anos e é um dos mercados mais emblemáticos visitados tanto por sírios quanto por estrangeiros, e semelhantes a ele existem outros quase idênticos nas principais cidades do país.
Apesar de sua proximidade com áreas que estiveram sob o controle de terroristas até 2018, este mercado permanece forte e resplandecente, e continua a receber diariamente clientes que apreciam seus cheiros perfumados misturados com a história do lugar.
Entre muitos outros produtos, o mercado vende perfumes e especiarias, assim como vários tipos de doces, frutas secas e nozes, e sabão de azeite de oliva ou o famoso sabão de louro sírio.
De acordo com a Prensa Latina, os vendedores mantêm seus sorrisos e esperança, e também mantêm a generosidade com que sempre foram conhecidos por oferecer doces aos visitantes.
Nem a guerra nem nada mais pode apagar o esplendor deste souk, que não fecha suas portas há centenas de anos, mesmo quando os terroristas bombardeavam Damasco, disseram eles.
Um dos proprietários da loja afirma que mais de três mil tipos de plantas aromáticas e medicinais podem ser encontradas no mercado, e que esta profissão é transmitida de pai para filho.
Este souk é o lugar ideal para uma viagem onde o visitante navega por aromas e sabores, e desfruta da beleza e história do lugar e da simpatia e generosidade do povo de Damasco.
mem/fm/bm