5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba expande Serviço Sismológico para o Ocidente

Cuba expande Serviço Sismológico para o Ocidente

Santiago de Cuba, 16 Set(Prensa Latina) Com a instalação de uma nova estação em Havana, o Serviço Sismológico Nacional de Cuba (SSNC) amplia hoje sua rede com impacto positivo no monitoramento desses fenômenos no país e na região.

Em declarações à Prensa Latina, o Dr. Olearys González, diretor do Centro Nacional de Pesquisas Sismológicas (Cenais), aqui sediado, especificou que este equipamento é canadense e está inserido na melhoria contínua e sistemática dessa estrutura tecnológica.

Também destacou que a unidade instalada em Casablanca, sede do Instituto de Meteorologia, favorece o funcionamento do SSNC naquela porção da geografia cubana, onde também são registrados esses eventos naturais, embora não sejam com a frequência do sul-zona leste.

Um exemplo do exposto é o tremor de magnitude 5,1 ocorrido em junho de 2021 na província ocidental de Artemisa, relacionado à falha do Pinar, uma importante zona geradora de sismo no país, embora distante da principal.

Naquela ocasião, que pegou de surpresa a população desacostumada a esses movimentos telúricos perceptíveis, ocorreram mais de 500 tremores secundários, a maioria deles de baixa magnitude, apesar do evento gerador ter sido sentido em edifícios altos da capital cubana.

Embora o comportamento sísmico durante o ano em curso tenha incluído apenas cinco sismos perceptíveis, os especialistas de Cenais mantêm uma vigilância perene das entranhas da terra, para as quais dispõem de cerca de 22 estações localizadas em toda a geografia nacional.

Os dispositivos recentemente instalados incluem um sismômetro de banda larga capaz de registrar terremotos de qualquer nível de energia na região oeste do país, terremotos de magnitude moderada e grande em qualquer parte do mundo.

A entidade concentra outros esforços nos Sistemas Sismológicos e de Alerta de Tsunamis, a par das Observações Geodinâmicas, que em primeiro lugar apontam para a monitorização em tempo real desta atividade no território nacional e adjacências e para a expansão da rede no Oeste.

Em caso de terremotos tsunamigênicos no Caribe, esse sistema de alerta é implementado na Estação Central, que agrega uma ferramenta para a detecção e mitigação desses desastres naturais na área.

A terceira missão está vinculada ao monitoramento da dinâmica da Placa Norte-Americana com a estação permanente GNSS (sistema global de navegação por satélite) SCUB e outras unidades temporárias.

mem/mca/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES