Em um encontro íntimo antes da partida, o embaixador cubano na Sérvia, Gustavo Tristá, expressou sua satisfação e alegria por tê-los aqui, desfrutando de sua companhia, moral competitiva e espírito de equipe, além de compartilhar momentos de conversas animadas e interessantes.
Destacou a jovialidade e nobreza de todos os integrantes do grupo atletas, treinadores e médicos-, que com seus diálogos e opiniões contribuem para nutrir aqueles que estão temporariamente afastados por suas responsabilidades, disse.
É muito bom estar com vocês, conhecer suas tarefas e vidas, acrescentou.
O grupo de 13 lutadores é chefiado por Martín Torres, comissário nacional dessa modalidade, e é também composto pelo tetracampeão olímpico, Mijaín López, que se apresenta como convidado, e respectivos treinadores e pessoal médico.
Em nome do grupo, o treinador de estilo clássico, Raúl Trujillo, treinador de López, expressou o sentimento de sincera gratidão de todos pela atenção que a missão diplomática lhes deu, tanto nesta ocasião como em treinamentos anteriores e visitas em branco.
Destacou também o carinho, afeição e amizade sincera que os cidadãos sérvios lhes deram nas instalações do Campeonato e, sobretudo, nas ruas, sempre em solidariedade com Cuba e os cubanos tanto nos gestos como nas poucas palavras que conhecem do espanhol.
Tristá falou sobre o alto nível das relações bilaterais e o apoio mútuo em fóruns internacionais evidenciado na posição firme de Cuba sobre a soberania e integridade territorial da Sérvia e sobre a questão de Kosovo, enquanto Belgrado sempre vota a favor da resolução cubana contra os EUA bloqueio na Assembleia Geral da ONU.
Trujillo referiu-se à falta de resultados na luta, devido a mais de um ano sem limites internacionais, pouca e má formação devido às consequências do Covid-19 e do cerco econômico, comercial e financeiro dos EUA, bem como a ausência de vários campeões devido à dengue e outros problemas médicos.
No entanto, acrescentou, voltamos com o dever cumprido e a certeza de que todos saberão como superá-lo para alcançar novos objetivos.
Dos 12 atletas do grupo – nove homens e três mulheres – um pequeno grupo vai continuar a sua atuação em Belgrado até à última jornada do campeonato, no próximo domingo.
mgt/rmh/jcfl