Os líderes, o mongol Ukhnaagiin Khürelsükha, Xi Jinping e Vladimir Putin discutiram o impulso dessas iniciativas de cooperação trilateral durante uma reunião na véspera na cidade usbeque de Samarkand, onde chegaram para participar do Conselho da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), informou a mídia.
Na reunião, descrita como bem-sucedida, as partes concordaram em iniciar o estudo de viabilidade do programa de corredor econômico e trabalhar em conjunto para acelerar a implementação do projeto de construção do gasoduto, disse a fonte.
Além disso, eles concordaram com a importância de estabelecer corredores ferroviários orientais e ocidentais, bem como aprofundar a colaboração nas áreas fronteiriças e alfandegárias.
Eles também discutiram o desenvolvimento e o crescimento do transporte rodoviário entre os três países e ao longo da rede asiática, ressaltou Montsame. De acordo com a agência de notícias, o presidente da Mongólia também propôs unir esforços contra a mudança climática, alinhar políticas no campo do meio ambiente e implementar conjuntamente projetos em conexão com o movimento nacional de plantação de árvores da Mongólia. Ukhnaagiin Khürelsükha enfatizou a necessidade de aumentar as fontes de energia renováveis para combater a mudança climática, reduzir os gases de efeito estufa e promover o desenvolvimento sustentável, ressaltou Montsame.
O líder mongol também enfatizou a necessidade de prestar atenção a outras áreas de cooperação, tais como ciência, cultura, educação, turismo e gestão de desastres, informou o noticiário.
mem/lrd/bm