Na quarta-feira, o presidente do país, Gustavo Petro, em seu primeiro discurso, convidou toda a população a participar destas reuniões a serem realizadas em 50 territórios, onde funcionários de ministérios e entidades estatais estarão presentes para aprender sobre suas necessidades.
“Será um espaço exploratório, com uma metodologia definida pelo Departamento Nacional de Planejamento e projetada para que os funcionários do governo nacional escutem os cidadãos e tomem nota de suas propostas”, que será analisada pelo gabinete como um todo e, finalmente, será incluída como ‘Mandato Soberano’ no Plano Nacional de Desenvolvimento, explicou ele.
Ele acrescentou que “seu objetivo norte e último será a construção de um ambiente de paz total, onde todos possam viver em condições de igualdade”. Uma paz total construída sobre bases fortes de justiça social, justiça econômica e justiça ambiental”, os pilares sobre os quais será construído um novo país.
Petro disse que o acesso à água potável, as tarifas energéticas e a mudança climática e seus efeitos sobre as cidades, a segurança humana, o planejamento territorial rumo à paz total, a luta contra a fome, o acesso à saúde, a transição energética e outras questões estarão no centro deste diálogo conjunto.
“Transformar a Colômbia em um país de Paz Total não é tarefa exclusiva do governo ou de alguns (…) A Colômbia não será uma sociedade passiva diante da injustiça histórica, toda a cidadania deve ser parte ativa da construção de um país diferente”, disse.
Ele afirmou que a Colômbia tem a palavra, o convite foi estendido e as portas estão abertas a todos os colombianos que, disse ele, seu governo espera ver em massa, com esperança e entusiasmo.
“Queremos encontrá-los, ouvi-los durante estas sessões e, juntos, transformar este país em uma Colômbia que é um poder da vida”. Queremos que milhões se apropriem de seu território, que milhões falem em democracia multicolorida. Que milhões façam a lei do Plano Nacional de Desenvolvimento. Que milhões sejam os arquitetos da paz”, concluiu ele.
jha/otf/bm