Práticas de medicação inseguras e erros de medicação estão entre as principais causas de danos evitáveis na assistência à saúde em todo o mundo.
Por esse motivo, a 72ª Assembleia Mundial da Saúde em 2019 adotou uma resolução para realizar um dia de reflexão e apoio todo dia 17 de setembro em favor de uma maior proteção aos doentes.
O tema principal deste ano, Medicação sem dados, foi escolhido considerando como a pandemia de Covid-19 agravou significativamente o risco de erros de medicação e danos associados.
Seminários na web sobre a importância desse grande desafio global estão entre os propósitos deste dia, segundo a agência de saúde, que também anunciou que está trabalhando em uma série de soluções técnicas e produtos sobre segurança de medicamentos em 2022. Também neste dia, o Jet d’Eau em Genebra, uma das maiores fontes do mundo, será iluminado em laranja, animado por duas bombas que lançam 500 litros de água por segundo a uma altura de 140 metros.
A campanha Medication Without Harm busca promover soluções para superar os obstáculos que o mundo enfrenta para garantir práticas seguras de medicação.
A OMS na resolução de adoção deste dia, definiu que nas diferentes etapas do processo de uso de medicamentos podem ocorrer erros, decorrentes de deficiências nos sistemas de medicação, fatores humanos ou ambos.
Entre estes, destacou o cansaço, as más condições ambientais e a falta de pessoal, que afetam as práticas de prescrição, transcrição, dispensação, administração e controle, com os consequentes graves danos à saúde do indivíduo, incapacidade e até morte.
Além disso, o texto especificou, o custo associado a práticas de medicação falhadas é estimado em 42 bilhões de dólares anualmente. Em particular, a OMS, com esse desafio global, busca uma participação mais efetiva e compromissos generalizados dos Estados membros daquela organização de saúde e órgãos profissionais para reduzir os efeitos adversos associados aos medicamentos.
Entre seus objetivos, segundo o órgão mundial, está reduzir em 50% os graves danos evitáveis relacionados ao uso de medicamentos em todo o mundo durante os próximos cinco anos.
ro/smp/ml