Esta é a décima quarta atividade deste tipo a ser realizada em nível nacional após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, e visa avançar na melhoria e transformação do empreendimento estatal socialista, um dos acordos essenciais do VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba.
Recentemente, Darlam Dalmau Palomino, Controlador Geral Adjunto da República, informou à imprensa que a exposição de negócios será realizada em todas as províncias e metade dos 168 municípios do país.
A Agência Cubana de Notícias informou que isto inclui entidades de subordinação nacional relacionadas à produção agrícola, exportação, produção de alimentos, turismo, transporte, setor de energia e mineração e saúde pública.
Também inclui empresas locais pertencentes aos governos de 11 províncias do país e terá como alvo entidades que relatam perdas em sua gestão ou distribuem lucros excedentes.
O funcionário explicou que entre as questões que receberão atenção especial estão a avaliação do cumprimento de um pacote de 43 medidas aprovadas pelo governo para fortalecer o sistema empresarial, e 63 outras destinadas a impulsionar a produção agrícola.
Também informou que 2.157 auditores do Sistema Nacional de Auditoria e da Controladoria Geral de Contas, assim como 101 especialistas do Escritório Nacional de Normalização e do Escritório Nacional de Inspeção do Trabalho, e mais de 850 estudantes universitários de carreiras relacionadas estão participando deste processo.
mem/rc/bm