Segundo a fonte, o plano foi aprovado em uma reunião do Gabinete presidida pelo primeiro-ministro sul-coreano Han Duck-soo.
A realização de diálogos com os líderes das nações insulares do Pacífico visa promover a expansão dos horizontes diplomáticos naquela região, onde a importância estratégica está aumentando, em linha com a dinâmica socioeconômica atual, disse o escritório em comunicado.
Seul também planeja fortalecer a cooperação com as nações insulares do Pacífico para ajudá-la a sediar a Expo Mundial na cidade portuária de Busan, no sul, em 2030.
Os ministros das Relações Exteriores da Coreia do Sul e 14 países insulares do Pacífico realizaram conversas virtuais em novembro de 2021, durante as quais concordaram em realizar uma cúpula de seus líderes.
Embora concordando em expandir a cooperação sobre mudanças climáticas e outras questões de interesse regional, os chefes diplomáticos também concordaram em aumentar a frequência de suas conversas de uma vez a cada três anos para cada dois anos.
A Coreia do Sul e os 14 estados insulares do Pacífico mantêm conversações de ministros das Relações Exteriores desde 2011.
mv/nvo/ls