Numa cerimônia no Auditório da Universidade de Alcalá de Henares, o Rei Felipe VI entregou a distinção ao canhoto maiorquino, num ano de altos e baixos devido a lesões, embora à beira dos maiores vencedores de Grand Slam (22 ).
O 5º Prêmio Camino Real é um prêmio que “reconhece o trabalho profissional dos espanhóis que, de forma destacada e exemplar, projetam e valorizam a imagem positiva” do país na América do Norte.
“Meu caminho não é comparável ao que meus ancestrais fizeram no Caminho Real, o que faço certamente tem muito menos mérito do que o imenso trabalho da América, embora com meu trabalho e comportamento mostre ao mundo os valores que meus pais incutido em mim (…)”, disse Nadal em seu discurso de aceitação.
Espero ser e continuar a ser uma referência dos valores espanhóis, mantendo-me sempre fiel às minhas origens baleares e maiorquinas, acrescentou.
Ele reconheceu que 2022 “está sendo um ano diferente” e brincou que espera que não seja entendido que sua carreira esportiva acabou com isso.
“Não muito menos, ou pelo menos essa era a intenção. A intenção é continuar levando o nome da Espanha pelo mundo e competindo”, disse.
Nada elogiou Sua Majestade em particular, “pelo apoio e atenção contínuos, não só comigo, mas com todos os atletas espanhóis que de alguma forma represento hoje”.
Ele aproveitou para destacar o sucesso da seleção espanhola, campeã do Eurobasket 2022 na Alemanha, no último domingo, após vencer a França. mem/ft/ls