O Vietnã alcançou uma recuperação econômica mais rápida do que o esperado no primeiro semestre do ano e continuará crescendo mesmo em um contexto em que a economia global enfrenta grandes desafios, disse o diretor nacional do BAD no Vietnã, Andrew Jeffries.
Entre os riscos crescentes que esta nação do Sudeste Asiático terá que enfrentar no futuro, o especialista destacou os impactos da recessão econômica global sobre as exportações vietnamitas e a escassez de mão de obra nas áreas de serviços e fabricação de itens exportáveis.
Por outro lado, acrescentou Jeffries, o atraso no desembolso do investimento público e das despesas sociais em relação ao plano, especialmente a lenta implementação do programa de recuperação e desenvolvimento económico do Governo, poderá reduzir a taxa de crescimento.
Outro especialista económico do BAD citado pela agência noticiosa VNA, Nguyen Minh Cuong, salientou que a cadeia global de abastecimento alimentar tem vindo a recuperar gradualmente, ajudando a impulsionar a produção agrícola do país este ano.
No entanto, observou, os altos custos dos insumos ainda impedem a recuperação do setor agrícola, enquanto o declínio da demanda no mercado mundial desacelerou o crescimento da indústria manufatureira vietnamita.
oda/mpm / fav