Esta reunião virtual servirá para “afinar todos os detalhes” e conseguir “uma boa e segura abertura” da fronteira, revelou o presidente venezuelano Nicolás Maduro na última segunda-feira durante uma reunião de trabalho com governadores e prefeitos do país.
Os ministros dos Transportes Ramón Celestino Velázquez, da Venezuela, e Ramón Reyes, da Colômbia, presidiram uma reunião da comissão técnica no dia anterior, na qual avaliaram a estratégia a seguir para abrir a fronteira na próxima semana.
Após a reunião, Velázquez previu em sua conta no Twitter uma reabertura satisfatória e pacífica.
“Do Governo Bolivariano prevemos uma reabertura satisfatória e pacífica”, assegurou.
Ele disse que o encontro com Reyes foi para “estabelecer as linhas de trabalho para a reabertura da fronteira” entre os dois países.
O também presidente da companhia aérea Conviasa destacou em outro tweet que a comissão técnica “era composta por autoridades dos setores aéreo, terrestre e marítimo, com o objetivo de continuar estreitando as relações entre os dois governos para dinamizar a economia”.
Falando aos jornalistas, o chefe colombiano afirmou que foi um encontro “muito importante” com seu homólogo venezuelano e todas as autoridades, por terra, rio e ar.
Disse que foi acompanhado por alguns funcionários da aeronáutica civil e eles construíram uma agenda de trabalho, com a revisão, em primeiro lugar, das questões aeronáuticas.
O ministro de Nova Granada anunciou que, conforme previsto em 26 de setembro, com a abertura da fronteira, a Conviasa fará seu primeiro voo para a Colômbia, após o restabelecimento das relações políticas e diplomáticas.
A imprensa local informou, sem ser confirmado por nenhuma fonte oficial, que os presidentes Nicolás Maduro e Gustavo Petro se enfrentarão na ponte internacional Simón Bolívar naquele dia.
Para o próximo domingo, está prevista também uma reunião entre parlamentares de Caracas e Bogotá na fronteira que une Cúcuta, Norte de Santander, e San Cristóbal, estado de Táchira, anunciou o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez.
Deputados venezuelanos das zonas fronteiriças e da Segunda Comissão do Congresso colombiano participarão do encontro, disse o parlamentar.
Caracas e Bogotá restabeleceram relações políticas e diplomáticas em 29 de agosto com a entrega de credenciais ao presidente Nicolás Maduro, pelo embaixador colombiano aqui Armando Benedetti.
A reunião foi selada em 7 de setembro com o mesmo procedimento perante o presidente Gustavo Petro, pelo embaixador venezuelano, Félix Plascencia.
jha/jcd / fav