Tal resultado é possível graças a uma campanha encenada no país caribenho utilizando imunogênicos desenvolvidos em instituições científicas.
Recentemente, o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba ratificou que a vacina Abdala anti-Covid-19 produzida nacionalmente provou ser segura, eficaz e bem tolerada.
A ilha caribenha também possui os imunógenos Soberana 02 e Soberana Plus, do Finlay Vaccine Institute, para combater a pandemia de Covid-19, e dois candidatos a vacina (Soberana 01 e Mambisa) em ensaios clínicos com resultados importantes, de acordo com fontes oficiais.
Durante a reunião do Grupo de Trabalho Temporário do Governo para a prevenção e controle do Covid-19 realizada na véspera, a diretora de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde Pública, Iliana Morales, explicou que o país fornecerá 42 milhões de doses de vacinas nacionais a seus cidadãos.
Apenas 67,9% da população mundial recebeu pelo menos uma dose; no entanto, em países de baixa renda, a vacinação atingiu apenas 22,5% da população, disse.
Ressaltou que apenas sete países, incluindo Cuba, têm mais de 90% da população totalmente vacinada; ao mesmo tempo, as doses de reforço internacional não excedem 31%.
Morales observou que em Cuba, 1.930.357 milhão de crianças e adolescentes estão totalmente imunizados, 98,8% dos que nesta faixa etária são elegíveis para a vacinação, e 1.459.392 milhão receberam a dose impulsionadora.
“Isto é algo de que nos orgulhamos, que fala do esforço e dedicação daqueles que trabalham em nossos centros científicos e no sistema de saúde”, disse o diretor de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde Pública.
mem/joe/bm