Disse que já estão em andamento os trabalhos do censo, que é um seguimento do que já estava sendo realizado para o terremoto do dia 19, em particular as casas afetadas em Michoacán e Colima, escolas, estradas, e agora está sendo ampliado para este forte tremor secundário, a fim de saber o que é necessário para dar apoio.
Foi um tremor secundário do dia 19, que já registra 1.695, sendo esta a maior magnitude, explicou Laura Velázquez, coordenadora nacional de Proteção Civil.
Explicou que, de acordo com relatórios recebidos das comunidades afetadas pelo terremoto de 6,9 da noite passada à 01:16, os danos relatados são menores, e a chefe de governo da capital, Claudia Sheinbaum, relatou essas duas mortes.
Com relação aos efeitos sobre o fornecimento de eletricidade, Vázquez disse que os trabalhos começaram imediatamente para restaurar o serviço, e a esta hora da manhã eles já haviam avançado 45% e esperam que durante o dia eles tenham cem por cento tanto no estado do México como na capital.
Confirmou que houve evacuações nos estados afetados e até mesmo na capital, e que a avaliação dos edifícios danificados em Colima e Michoacán continua, com um mapa dos cinco municípios com a maior destruição de casas, escolas e hospitais.
Revelou que uma investigação e um estudo científico das repetidas coincidências de grandes terremotos nessas datas está em andamento.
Há também um pedido da população para que os exercícios de 19 de setembro sejam transferidos para outro dia para que não haja confusão, como no caso do exercício de magnitude 7,7 da segunda-feira, quando muitas pessoas pensavam que os alarmes eram causados pelo exercício.
Mvlma/bm