25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Líbano reitera na ONU direitos em disputa marítima

Líbano reitera na ONU direitos em disputa marítima

Nações Unidas, 22 set (Prensa Latina) O primeiro-ministro designado, Najib Miqati, reiterou hoje os direitos do Líbano na demarcação de fronteiras marítimas.

Falando no debate de alto nível na 77ª Assembleia Geral da ONU, Miqati afirmou a adesão absoluta do país à soberania, direitos e riqueza em suas águas territoriais e zona econômica exclusiva.

O chefe do governo interino informou sobre o andamento das negociações indiretas com Israel, sob os auspícios do organismo multilateral e com a mediação dos Estados Unidos.

Miqati acrescentou que a importância para o Líbano de uma solução final está determinada a proteger os interesses nacionais, o bem-estar do povo e a possibilidade de investir em seus recursos naturais.

Durante a sua apresentação, o Primeiro-Ministro destacou o promissor mercado energético do Mediterrâneo Oriental e a prosperidade das economias dos países da região.

Enfrentando a crise nacional, Miqati reconheceu que a maioria dos libaneses vive abaixo da linha da pobreza e o país está enfrentando a emigração de muitas forças jovens e promissoras.

O colapso da libra libanesa ao seu nível mais baixo, os fechamentos gerais impostos pela Covid-19, a tragédia da explosão do Porto de Beirute e as consequências dos refugiados complicaram a resposta econômica e política nos últimos três anos, disse ele.

Miqati mencionou a disposição de continuar com todas as reformas legislativas e administrativas necessárias para promover o acordo de ajuda com o Fundo Monetário Internacional.

No contexto internacional, o chefe de gabinete libanês agradeceu aos amigos do mundo pela ajuda, especialmente aos membros da Liga dos Estados Árabes.

Ele também reconheceu a contribuição da Força Interina das Nações Unidas e a adesão à Resolução 1701 na manutenção da estabilidade no sul do Líbano.

Miqati enfatizou que a questão palestina constitui o principal problema que dificulta a conquista da paz no Oriente Médio e, nesse sentido, pediu que se conquiste um Estado soberano e independente com Jerusalém como capital.

Além de sua participação nas Nações Unidas, Miqati trocou opiniões nas últimas horas com os presidentes do Irã, Ebrahim Raisi, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, bem como com seu homólogo iraquiano, Mustafa Al-Kadhimi, e o Alto Comissário para Refugiados, Filippo Grandi.

jf/yma/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES