Em sua conta no Twitter, o chefe das Relações Exteriores da ilha caribenha qualificou o encontro com Pandor como fraterno e assegurou que “observamos com satisfação o excelente estado” das relações bilaterais.
Rodríguez Parrilla também destacou “o interesse mútuo em aprofundar as relações econômicas, comerciais e de cooperação”.
Cuba e África do Sul mantêm estreita colaboração em setores como saúde, assentamentos humanos, infraestrutura, gestão de recursos hídricos, saneamento e educação básica.
Ao mesmo tempo, buscam ampliar essa cooperação com novos acordos em agricultura, esportes, cultura, ensino superior, tecnologias da informação e comunicação e transporte.
No plano internacional, ambas as nações mantêm um estreito diálogo sobre questões regionais e multilaterais, em cenários como as Nações Unidas, o Movimento dos Países Não Alinhados, o Grupo dos 77 mais a China e outros para promover a paz, o desenvolvimento sustentável e o progresso em direção a um e equitativo sistema de governança.
mv/rc/ls