Reconhecido como o espaço que sediou os primeiros encontros da canção de protesto em Cuba, nesta sexta-feira serão ouvidas as vozes de Geraldo Alfonso e seu grupo; Pablo Menéndez, diretor do grupo Mix; o cantor e compositor Eric Mendez; além da cantora Daysi Brau e Obareanlé.
Como parte da homenagem, ao mesmo tempo o cantor e compositor Raúl Torres se apresentará junto com outros convidados no Parque El Quijote, no bairro de El Vedado, em Havana.
A instituição destacou que o evento constitui uma oportunidade de aprofundamento da música na construção de um novo país, e para que a linguagem da canção seja fortalecida por meio da arte.
Outros lugares onde serão apreciadas as propostas de representantes deste importante movimento cultural serão a Casa del ALBA; A Fábrica de Arte Cubana e a Fábrica da Trova em Guayabera, todas nesta cidade.
A nomeação faz parte do extenso programa de ações para comemorar datas significativas da canção trovadoresca durante os últimos meses do ano, que inclui dias de festa e homenagens às figuras marcantes do movimento, visando visibilizar e divulgar o trabalho dos fundadores e expoentes do gênero.
Entre as principais propostas do dia estão as apresentações de artistas com raízes reconhecidas em toda a ilha. Também as Bandas de Concerto também oferecerão espetáculos com repertórios de trova.
rgh/mml/yap/ls