Referindo-se às críticas da UE ao referendo, Volodin salientou que durante oito anos o bloco da UE nada fez para deter o genocídio dos residentes de Donbass.
A votação em referendos para se juntar à Rússia começou na sexta-feira em Donetsk e Lugansk, assim como em Kherson e Zaporozhie, regiões ucranianas ocupadas pela Rússia desde o início da operação militar especial.
Tanto Donetsk quanto Lugansk eram de fato territórios no leste da Ucrânia que haviam proclamado sua independência de Kiev desde maio de 2014 após não terem reconhecido as novas autoridades resultantes do golpe em Kiev, em fevereiro de 2014.
Enquanto Kherson e Zaporozhie são territórios no sul do país eslavo que faz fronteira com o Mar de Azov e a península da Crimeia.
Em 24 de fevereiro, a Rússia iniciou uma operação militar especial nestes territórios no sudeste da Ucrânia com o objetivo relatado de deter o genocídio de Kiev contra os habitantes destes territórios.
Durante a operação, as tropas russas conseguiram estender seu controle sobre todo o oblast de Kherson, bem como sobre a costa do Mar de Azov no oblast de Zaporozhie, na Ucrânia.
rgh/gfa/bm