A aprovação do efetivo exercício do referendo legislativo é inédita na história constitucional da ilha, que com este passo se insere entre os poucos países que desenvolveram tal instituição de democracia direta.
Para garantir o sucesso do processo, foram instaladas mais de 23.000 escolas em todo o país, que estão prontas para sediar o processo a ser realizado das 7h00 às 18h00 daquele dia, disse o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CEN), Alina Balseiro.
A governante garantiu que foram criadas as condições logísticas, as autoridades eleitorais treinadas e todo o sistema montado, para o que convidou a população a ir em massa às urnas para exercer o seu direito de voto.
Balseiro explicou que cerca de 200.000 pessoas vão participar do processo, incluindo mais de 1.400 supervisores e cerca de 28.000 colaboradores.
A norma jurídica também tem sido chamada de código dos afetos, pois busca a realização da pessoa, não só a partir da consanguinidade, mas também no bom comportamento, na atenção e no cuidado, e na solidariedade.
Segundo especialistas, reconhece a dignidade como valor supremo e fundamento dos demais direitos reconhecidos na Constituição de 2019, oferece segurança jurídica a cada pessoa com deficiência, condena o abuso familiar e respeita a diversidade familiar.
jha/evm/ans
PL-7
24-09-2022T00:03:46