Em uma reunião realizada no âmbito da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, Lavrov e Al-Mekdad discutiram questões de interesse comum e vários eventos regionais e internacionais, informaram relatórios oficiais.
Os dois chanceleres concordaram sobre a importância de avançar na construção de uma ordem mundial multipolar baseada nas normas do direito internacional e nas disposições da Carta das Nações Unidas, longe da mentalidade de hegemonia ocidental e unipolar.
O ministro das Relações Exteriores da Síria reiterou, por sua vez, o apoio de seu país à operação militar especial russa na Ucrânia e o direito da Rússia de se defender contra ameaças e ações agressivas do Ocidente.
Sobre a situação na Síria, Lavrov disse que Moscou continuará a prestar apoio à Síria para preservar sua soberania, independência, unidade e integridade territorial, bem como ajudar na luta contra o terrorismo e para lidar com medidas coercitivas unilaterais que afetam negativamente a vida. dos sírios.
Os dois ministros enfatizaram a necessidade de os países ocidentais não impedirem a implementação de projetos de recuperação antecipada na Síria, conforme estipulado na Resolução 2642 do Conselho de Segurança da ONU.
ro/fm/ans