A nomeação nas urnas está agendada até as 18h00 locais e cerca de 200.000 pessoas vão participar neste processo, incluindo mais de 1.400 supervisores e cerca de 28.000 funcionários.
De acordo com a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Alina Balseiro, em locais como hotéis, terminais e aeroportos, serão instaladas 224 escolas para que os que se encontrem fora dos seus locais de residência possam votar.
Neste dia, todos os cubanos que tenham completado 16 anos, que gozem plenamente de seus direitos políticos e civis, poderão ir às urnas; tenham residência efetiva no país por um período não inferior a dois anos antes do voto, estejam inscritos no Cartório Eleitoral e não apresentem restrição judicial para o exercício de sua capacidade jurídica.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, considerou o regulamento uma obra monumental, pela quantidade de conhecimento que o compõe e por uma “maravilhosa singularidade”: transformou o amor em lei.
O novo Código da Família chega ao referendo popular após ser aprovado pela Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento) em julho, após um amplo processo de participação na sua construção.
A aprovação do efetivo exercício do referendo legislativo é inédita na história constitucional da ilha, que com este passo se insere entre os poucos países que desenvolveram tal instituição de democracia direta.
mem/mks/ls