Localizada a 15,0 graus de latitude norte e 78,9 graus de longitude oeste, move-se para oeste-noroeste, onde as águas do Mar do Caribe central favorecem seu fortalecimento.
Esta posição o coloca nas águas do Mar do Caribe central a cerca de 545 quilômetros ao sul-sudeste de Cayman Grande e 780 quilômetros ao sudeste de Cayo Largo del Sur.
Ian pode se tornar um grande furacão muito perto de Cuba, já que as águas quentes do Caribe e os ventos fracos nas alturas causam sua intensidade, destacou o meteorologista Yesenia Arias.
Com ventos máximos sustentados de 85 quilômetros por hora, rajadas mais elevadas e uma pressão central de 1002 hectoPascal, direcionou o seu movimento para oeste-noroeste, reduzindo a sua velocidade de movimento para 19 quilômetros por hora, especificou o especialista.
O relatório deste dia às 06:00 hora local indica que nas próximas horas a tempestade tropical começará a inclinar sua trajetória para noroeste com velocidade de viagem semelhante, ganhando rapidamente organização e intensidade, com possibilidade de atingir a categoria do furacão neste domingo.
Também especificou que o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia acompanha de perto a evolução deste ciclone tropical, devido ao perigo potencial que representa para o oeste de Cuba.
Dada a sua posição e a trajetória prevista, a tempestade tropical Ian pode causar ventos fortes, chuvas fortes e inundações costeiras em áreas baixas da costa sul desta parte do território cubano a partir de amanhã, segunda-feira, disse ele.
mem/alb/ls
Atividade infantil comemora 62 anos das relações Cuba-China
Beijing, 25 set (Prensa Latina) Crianças e adolescentes de Cuba e da China se reuniram hoje aqui na apresentação de elementos de suas culturas para comemorar os 62 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações.
Os pequenos compartilharam experiências através de amostras de música, dança, artes plásticas e gastronomia típica em um encontro, que se tornou mais uma ponte para fortalecer a amizade das novas gerações.
A atividade -organizada pela embaixada cubana e pelo Centro de Diplomacia Pública e Intercâmbio Cultural- também serviu como um espaço para interagirem e conhecerem as peculiaridades de seus países.
No início do evento, o embaixador cubano Carlos Miguel Pereira disse que na ilha a proteção das crianças é vontade política e incentiva-se o desenvolvimento das capacidades esportivas, culturais e científicas.
“O nosso país garante os direitos fundamentais das crianças e dos jovens (…) assegurando-lhes um contexto privilegiado no qual (…) têm direito à saúde e à educação gratuitas, a possibilidade de desenvolver livre e criativamente a sua personalidade, aptidões e capacidades , bem como o gozo de uma vida plena e feliz”, indicou.
O diplomata espera que a atividade fortaleça a eterna amizade entre China e Cuba e aproxime as novas gerações para que no futuro continuem os laços históricos de fraternidade.
Entretanto, o presidente do Centro, Ma Zhenxuan, salientou que a fraternidade entre os dois países está enraizada na compreensão recíproca entre os povos e considerou o contato dos mais jovens um elemento de grande importância neste processo.
Ressaltou que sua instituição está disposta a estabelecer uma plataforma de intercâmbio para proporcionar aos jovens da China e de Cuba a oportunidade de vivenciar pessoalmente, comunicar e promover a compreensão mútua, esperando que se tornem testemunhas de amizade e herdeiros da cultura.
“Os jovens são o futuro do país e a educação muda o futuro”, enfatizou, desejando que na sua interação abordem várias questões e se tornem a força mais ativa nas trocas interpessoais.
O dia festivo incluiu a entrega de prêmios e certificados às crianças presentes e a projeção de vídeos sobre a cultura cubana.
mem/ymr/ls