Qassem ressaltou que o diplomata norte-americano deve enviar um documento firme com direitos libaneses sobre a possibilidade de explorar e perfurar em suas águas territoriais para tirar a nação da atual crise.
“Vamos esperar até que o texto escrito venha do mediador e o entregue ao governo e ao Presidente da República, e quando o Estado disser que é compatível com os interesses do Líbano e eles anunciarem, então consideramos que o Líbano recuperou seus direitos de demarcação”, disse ele.
“Antes não seremos sujeitos a vazamentos de mídia ou análises que vão do Oriente ao Ocidente”, enfatizou o membro da Resistência Islâmica Libanesa, que destacou a coerência entre a unidade da posição do Estado e o apoio do Hezbollah.
Esta semana, o otimismo cercou o arquivo marítimo após declarações do presidente Michel Aoun aludindo a “conclusões felizes” na disputa e a possibilidade de o Líbano obter o que merece das riquezas naturais.
Da Assembléia Geral da ONU, o primeiro-ministro designado, Najib Miqati, reafirmou a adesão do Líbano à soberania e direitos em suas águas territoriais, comunicando no debate de alto nível o progresso nas negociações com Tel Aviv.
Miqati acrescentou que a importância para o país de uma solução final está determinada em proteger os interesses nacionais, o bem-estar do povo e a possibilidade de investir em seus recursos naturais e zona econômica exclusiva.
O Líbano defende a posição unificada em relação à Linha 23 e a todo o campo de Qana, disputada área rica em petróleo e gás de cerca de 860 quilômetros quadrados.
Nesse contexto, o secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, enfatizou que, se o confronto for imposto, será absolutamente inevitável, já que israelenses, estadunidenses e outros têm dados suficientes sobre a gravidade da Resistência e “que ele não está brincando sobre o assunto”. .
A presença no início de junho da plataforma Energean Power a serviço de Israel na fronteira sul do Líbano com a Palestina ocupada intensificou a disputa marítima com Tel Aviv, em pausa desde maio de 2021 após cinco rodadas de negociações.
lam/yma/ls