No momento não podemos descartar nenhuma hipótese, mas é claro que os tubos foram danificados e nenhuma variante pode ser descartada até termos os resultados das inspeções, disse o porta-voz presidencial Dmitry Peskov aos repórteres na terça-feira.
Na segunda-feira, Nord Stream dos AG, operador do gasoduto Nord Stream d2, relatou um vazamento de gás em um dos dois gasodutos da infraestrutura perto da ilha dinamarquesa de Bornholm, por razões desconhecidas.
O mesmo aconteceu nas duas linhas do gasoduto paralelo Nord Stream 1. Peskov descreveu os relatos de vazamentos de gás nos dois gasodutos como alarmantes, porque os danos aos gasodutos na zona econômica da Dinamarca ainda não se sabe a gravidade dos mesmos.
O funcionário sênior disse que a pressão nos oleodutos caiu significativamente, e estamos enfrentando uma situação sem precedentes que requer investigação urgente.
O Nord Stream 1 suspendeu o transporte de gás russo para a Alemanha no final de agosto devido às sanções ocidentais que impediram a Siemens de reparar as turbinas da infraestrutura.
O Nord Stream 2, construído por um grupo de grandes empresas de energia europeias e pronto para operar a partir de outubro de 2021, permaneceu bloqueado desde fevereiro deste ano.
mem/gfa/bm