23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta sobre morte de crianças por raiva em Angola

Alerta sobre morte de crianças por raiva em Angola

Luanda, 28 set (Prensa Latina) Mordidas de animais raivosos causaram a morte de 127 pessoas em Angola, incluindo crianças pequenas, nos primeiros oito meses de 2022, advertiu hoje uma representante da Saúde, Angelina Fila.

Segundo o especialista, as campanhas de prevenção estão mostrando resultados satisfatórios, com a ajuda do Ministério da Agricultura, especialmente nas áreas rurais, para aumentar a conscientização da comunidade sobre a importância da vacinação.

Entretanto, ainda há falta de conhecimento e negligência em relação ao controle, alimentação e vacinação dos animais e consciência insuficiente sobre os riscos de contágio, disse ao Jornal de Angola o chefe de seção dos Serviços de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.

Os 127 pacientes diagnosticados morreram devido à letalidade da doença e à chegada tardia às instalações de saúde, disse ele.

Na província de Luanda, o Hospital Pediátrico David Bernardino registrou 12 mortes por raiva de janeiro a dezembro do ano passado, a maioria delas crianças do município de Viana, com idades entre 3 e 12 anos, informou o relatório.

De acordo com a fonte, o hospital relatou sete casos até agora em 2022, seis morreram e um ficou sem resultado conhecido, pois o pai levou a criança das instalações médicas.

Juliana Miranda, chefe de serviços de neuroinfectologia do David Bernardino, pediu a coleta de cães vadios, pois muitos estão infectados, e recomendou que as pessoas com animais de estimação fossem vacinadas regularmente, noticiou o jornal.

A maioria das crianças, lamentou, chega ao hospital pediátrico em um estágio muito avançado da doença; “geralmente sobrevivem por dois ou três dias e eventualmente morrem”, disse ela, exortando a uma maior vigilância dentro das famílias.

Todo 28 de setembro, a comunidade internacional celebra o Dia Mundial da Raiva para redobrar os apelos à prevenção e controle de doenças.

mgt/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES