23 de February de 2025

NOTICIAS

Apresentador da Al Jazeera culpa Israel por distúrbios no Irã

Apresentador da Al Jazeera culpa Israel por distúrbios no Irã

Teerã, 28 set (Prensa Latina) O apresentador da rede do Catar Al Jazeera, Jamal Rayyan, criticou hoje Israel e o culpou pelos distúrbios ocorridos nos últimos dias na República Islâmica do Irã.

Através da rede social Twitter, Rayyan afirmou que os protestos no Irã “são 100% fabricados pela inteligência israelense”, enquanto apontando o dedo para a Unidade 8200, o grupo mais secreto daquela agência.

A referida unidade, explicou, é responsável por criar rumores, conflitos, distúrbios e instabilidade nos países da região.

De acordo com Rayyan, o que está acontecendo no Irã: não é uma revolução, mas um movimento sedicioso apoiado por Israel.

As mensagens do apresentador palestino da Al Jazeera foram respondidas pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel que, a partir da própria plataforma, acusou Rayyan de ter considerado Tel Aviv “responsável” pelos distúrbios no Irã.

O comunicador respondeu com sarcasmo ao ocorrido, afirmando que “eu não sabia que era importante e influente, até que o Ministério das Relações Exteriores de Israel me atacou”.

Rayyan questionou o fato de que o regime israelense simpatiza com a morte de um cidadão iraniano, embora nunca simpatize com o assassinato de Shireen Abu Akleh, a jornalista palestina da Al Jazeera que foi morta a tiros pelas forças israelenses em maio passado.

Também criticou o fato da máquina midiática sionista e seus braços estendidos em alguns países árabes terem chamado a atenção do mundo inteiro com a notícia da morte do jovem iraniano, mas em um claro jogo duplo esqueceram sua colega Abu Akleh, uma vítima das atrocidades israelenses.

As autoridades iranianas apontaram nos últimos dias a presença de vestígios dos Estados Unidos, Israel e vários outros Estados europeus nos recentes atos de vandalismo e violência de rua no país e prometem agir contra aqueles que comprometem a segurança e a paz.

Na opinião de outros especialistas, as nações citadas pelo país persa provocam violência e vandalismo dentro do Irã, depois de terem fracassado nos planos contra Teerã por meio de sanções unilaterais e das chamadas políticas de pressão máxima.

Ale/ynr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES